A higienização da roupa de trabalho é um tema de grande importância, tanto para as empresas quanto para seus funcionários. Se você tem dúvidas sobre quem deve lavar o uniforme, chegou ao lugar certo.
Vale dizer que nem sempre o papel de limpeza será do usuário, visto que algumas profissões envolvem o contato com produtos químicos fortes.
Para entender melhor essa questão, continue a leitura do nosso artigo!
Os cuidados gerais com a roupa de trabalho são de responsabilidade de seus usuários. Ou seja, é função dos colaboradores manter as peças limpas e em bom estado, independentemente do tipo de atividade que realizam.
A obrigação de lavar será do empregador somente nos casos em que a vestimenta for considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI). É o que ocorre, por exemplo, em hospitais, indústrias, centros cirúrgicos e laboratórios.
Alguns desses ambientes geram riscos ao colocar os funcionários em contato com substâncias perigosas. Assim, se os uniformes forem contaminados com algum produto tóxico, precisarão ser higienizados com fórmulas específicas.
A empresa pode lavar o uniforme em suas dependências ou em um local que presta serviços terceirizados. Dependendo do contaminante envolvido, é preciso respeitar a legislação ambiental ao descartar a água usada na limpeza das roupas.
Outro ponto importante, para qualquer tipo de vestimenta, é seguir as instruções de lavagem presentes na etiqueta. Esse cuidado vai preservar as características do tecido por mais tempo, evitando danos irreversíveis à peça.
Os uniformes não classificados como EPIs podem ser lavados pelos próprios usuários em suas casas. Cabe às empresas orientar seus funcionários sobre os cuidados necessários durante a higienização das peças.
Se a sujeira for apenas suor e poeira, é possível colocar a roupa direto na máquina. Já as vestimentas com acúmulo de algum resíduo, como terra ou outro material, precisam ficar de molho por algum tempo antes de irem para a máquina.
Ao deixar as peças mergulhadas em água por um tempo, fica mais fácil tirar a sujeira e evitar manchas permanentes. As recomendações do fabricante devem ser seguidas em todas as etapas: ao lavar, secar e passar as peças.
Lembrando que a imagem das vestimentas tem impacto direto na credibilidade da empresa. Portanto, seja com a limpeza a seco, seja com o método normal, o importante é lavar o uniforme de trabalho do jeito correto.
Você gosta de conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e receba as próximas publicações em seu e-mail.