Existem muitas formas de tratar as roupas que usamos no dia a dia. Uma das técnicas mais populares e aplicadas por diferentes lavanderias é a lavagem a seco. Mas você sabe exatamente como funciona?
Falaremos mais sobre esse método, suas indicações e os cuidados necessários. O objetivo é eliminar quaisquer dúvidas que possam aparecer na hora de investir na higienização de uniformes e outras peças,
Que tal entender melhor? Continue a leitura do artigo e confira os principais pontos de atenção!
Apesar do nome, essa técnica envolve produtos em estado líquido. Em vez de água e sabão, os profissionais aplicam, com o auxílio de uma bisnaga, apenas solventes químicos e tira-manchas específicos para cada tipo de vestimenta.
Funciona assim: as fórmulas (geralmente feitas com hidrocarboneto ou percloroetileno) deixam as peças levemente umedecidas. A solução deve agir por algum tempo para remover a sujeira das fibras a partir de uma reação química.
Após serem embebidas em solvente, as roupas tratadas com lavagem a seco são colocadas dentro de máquinas especiais, onde giram por alguns minutos (o tempo varia
de acordo com o nível de sujeira do tecido) em baixa temperatura.
Depois do período de limpeza, o interior das centrífugas fica mais quente (até 60ºC) para que todo o solvente evapore. Ou seja, as roupas saem limpas e secas sem que corram o risco de deformação ou encolhimento.
É claro que o processo pode variar de uma empresa para outra. Em algumas situações, pode ser necessário repetir a lavagem para remover manchas mais difíceis. Ao fim das etapas, as lavanderias entregam as peças em embalagem plástica.
A lavagem a seco serve para vários tipos de tecidos e peças, incluindo cortinas, tapetes, colchões, estofados, cobertores e até bancos de carros. No caso das roupas, ela costuma ser indicada para os modelos mais delicados.
Materiais como a camurça e a seda são bastante sensíveis, portanto, podem ser melhor preservados com a limpeza a seco. A técnica também evita o desbotamento das cores e o desprendimento de aplicações, como rendas e pedrarias.
Veja outros benefícios associados:
As vantagens deixam claro que esse método pode funcionar para a higienização de uniformes profissionais. Afinal, muitos são desenvolvidos com tecidos que demandam cuidado e apresentam detalhes em forma de estampas ou bordados.
É crucial dizer que algumas roupas só podem ser lavadas a seco. Então, fique de olho na etiqueta das peças antes de higienizá-las. Essa recomendação costuma ser representada por um símbolo de círculo sem nenhum preenchimento.
Gostou de conhecer as etapas e os pontos positivos da lavagem a seco? Lembre-se de que a qualidade das roupas também afeta a resistência das fibras durante a higienização. Na dúvida, conte com a Colbeck para ter acesso aos melhores uniformes.
Gostou deste artigo e quer ficar por dentro de outros conteúdos relevantes? Assine a nossa newsletter e receba as atualizações pelo seu e-mail!