Apesar de muitas empresas terem suas próprias regras sobre roupa de trabalho, é possível encontrar pontos em comum nos uniformes de diferentes setores. Isso não significa, porém, que exista um padrão a ser seguido.
O código de vestimenta dependerá de vários fatores, como o perfil do negócio e a atividade executada. Também conhecido como dress code, esse instrumento serve para orientar os colaboradores e suas lideranças sobre a imagem ideal.
Continue a leitura e veja os aspectos mais importantes para uniformizar sua equipe!
O visual da roupa de trabalho pode ser bastante formal ou despojado, de acordo com o estilo defendido pela empresa. O que não pode, em ambos os casos, é passar a ideia de descuido com a produção voltada ao ambiente profissional.
Ou seja, tanto as roupas simples quanto as peças feitas com cortes mais elaborados, como a alfaiataria, precisam estar sempre em dia. Isso quer dizer livres de manchas, costuras falhadas, aspecto amassado e outros defeitos.
É por conta disso que muitas empresas investem em uniformes de qualidade. Dessa forma, conseguem padronizar o estilo para passar uma boa impressão. O acabamento impecável das peças também favorece a imagem corporativa perante o mercado.
Ao vestir seus funcionários, as empresas devem pensar no que desejam comunicar ao público. Portanto, muito além da identidade visual da marca, elas precisam considerar os significados que as pessoas podem ter sobre cada tipo de peça.
Como dito, detalhes que aparentam desgaste devem ser evitados em qualquer situação e espaço. Mas é possível ir além e orientar os funcionários quanto a modelos inadequados para certas atividades (como cortes muito justos ou calçados abertos).
Algumas características tendem a funcionar muito bem em diferentes setores, como tons neutros, tecidos planos e modelagens clássicas. Isso porque, juntas, elas compõem uma estética discreta e atemporal que valoriza as produções.
É claro que variações são bem-vindas, principalmente em áreas mais criativas, como moda, tecnologia e publicidade. Cabe ao colaborador equilibrar bem as suas escolhas porque, dependendo do cargo, terá contato direto com clientes, fornecedores e parceiros.
Em resumo, a vestimenta profissional certa é aquela que melhor representa a empresa e consegue transmitir a mensagem adequada. Portanto, não hesite em exigir máxima qualidade a quem produzirá seus próximos modelos de roupa de trabalho.
Que tal fazer a sua encomenda agora mesmo? Entre em contato com a equipe da Colbeck e solicite um orçamento!