Carregando...
Colbeck Uniformes

Notícia

Há normas para uso de uniformes na empresa?

08 | dezembro
Há normas para uso de uniformes na empresa?

É indiscutível o valor da vestimenta profissional para o enriquecimento da imagem corporativa. Mas será que existem normas para uso de uniformes na empresa? Já adiantamos que sim!

Falaremos sobre a legislação que orienta o uso desse tipo de roupa para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto. Ficar por dentro das normas trará segurança na hora de decidir sobre o visual de todo o time.

Que tal começar? Continue a leitura e confira!

O que a lei determina sobre os uniformes empresariais?

As principais definições estão disponíveis no Artigo 456A da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). No documento está indicado que o uso de uniformes deve ser planejado pelo empregador.

Ainda que a lei não torne o processo obrigatório, as empresas têm o direito de optar pela padronização e definir todos os detalhes das peças — cores, logos e demais aspectos relativos à identidade visual da marca.

Em caso de obrigatoriedade, a organização precisa deixar isso bem claro no contrato de trabalho, criar um regulamento interno e se responsabilizar pelo fornecimento das vestimentas a todos os seus funcionários.

Ou seja, as despesas relacionadas às roupas devem ser custeadas pela empresa sempre que houver a exigência de uso das peças. Ao assinar o contrato de trabalho, o colaborador automaticamente concorda com essas definições.

Caso haja recusa por parte do funcionário, o empregador poderá entregar uma advertência ou até suspender o profissional. Em situações de desligamento, também é crucial ter regras específicas sobre a devolução do uniforme.  

Quais são as normas para uso de uniformes na empresa?

Cada empresa pode, a partir do que considera relevante, criar seu próprio regulamento. Cabe aos empregadores garantir que o conteúdo do material chegue a todos os funcionários desde o momento da contratação.

Veja exemplos de normas que podem compor esse documento:

  • cuidados com a peça — como a conservação exige bom senso dos colaboradores, eles devem receber dicas sobre as melhores práticas para cuidar das peças;
  • processo de substituição — se o dress code tem papel relevante na imagem do negócio, certamente precisará passar por renovações de tempos em tempos;
  • higienização — a lavagem geralmente fica por conta do empregado, exceto nos casos em que a roupa exigir um processo especial de limpeza;
  • uso fora do local de trabalho — é o empregador quem decide se pode ou não usar uniforme após o expediente, mas deve especificar isso aos funcionários.

É bom destacar que, em algumas profissões, o uniforme atua como um complemento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nesses casos, é extremamente importante providenciar peças resistentes e duráveis.

Onde encontrar meus fornecedores de uniformes profissionais?

Agora que sabe o que compete à empresa e aos colaboradores, fique de olho nessa dica: se você faz questão de ter um bom conjunto de vestimentas para o trabalho, pode confiar na Colbeck!

Trabalhamos com matérias-primas de alta qualidade e fazemos entregas para todo o Brasil. Com pedidos a partir de 15 unidades, você consegue personalizar as peças, padronizar o visual da equipe e destacar sua marca em qualquer lugar.

Bom demais, né? Então, depois de ajustar as normas para uso de uniformes na empresa, entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em produzir e entregar os modelos ideais para o seu negócio.

Se você ainda não é assinante da nossa newsletter, aproveite para fazer o cadastro agora mesmo! Temos muito conteúdo e novidades para compartilhar. Também siga os nossos perfis no Instagram, no Facebook e no LinkedIn!

 

Compartilhe também: