Em algumas empresas, é comum a padronização das roupas por meio do dress code feminino e masculino. A expressão significa código de vestimenta e serve para orientar a produção da imagem profissional.
As regras variam de acordo com o perfil da organização, o cargo exercido pelos colaboradores e até as condições do clima no local de trabalho. O objetivo é equilibrar o visual dos uniformes ao perfil do negócio.
Se você quer saber como elaborar o seu próprio dress code, continue a leitura deste artigo!
O primeiro passo é entender que existem diversos estilos de roupa para o trabalho. Quando se trata de dress code feminino e masculino, as definições podem ser bastante rígidas ou flexíveis. Veja as principais categorias.
É um modelo que transmite seriedade e não permite inovações no visual. Costuma estar presente em instituições públicas, bancos, hotéis de luxo e escritórios da área jurídica.
As peças formais costumam apresentar cores sóbrias e modelagens clássicas, com cortes retos e pouca exposição de pele. Ternos, camisas, blazers e sapatos fechados são bons exemplos. Já os acessórios são básicos e discretos.
Também chamado de informal, é um código que permite a produção de uma imagem mais descontraída. É comum o uso de tecidos casuais, como jeans e até malha de algodão.
Há permissão para tênis, sapatilhas e outros calçados que proporcionam maior conforto aos pés. Quanto aos acabamentos, são aceitas cores diversas (das opacas às vibrantes), além de detalhes estampados.
O dress code feminino e masculino também pode misturar os estilos anteriores para chegar a um visual semiformal, que equilibra bem o despojamento e a seriedade para resultar em peças modernas.
É uma categoria que permite combinações mais ousadas, como calça jeans + camisa polo ou tênis + saia social. O importante é que a imagem final represente a marca de forma positiva, conforme as orientações repassadas.
Como o próprio nome diz, essa maneira de vestir envolve muita criatividade e combinações que não seriam comuns em espaços tão formais. Predomina, por exemplo, em empresas ligadas à moda, tecnologia, artes, marketing e publicidade.
Os uniformes profissionais criativos nem sempre seguem uma única linguagem e é normal, inclusive, que cada colaborador possa definir sua própria vestimenta. Mesmo quando há um padrão, ele não limita as escolhas individuais.
O conhecimento dos estilos já trará uma boa noção para definir o melhor código para a sua empresa. Lembre-se de que o visual das equipes de todos os setores deve estar sempre alinhado à imagem corporativa.
As recomendações de vestimenta podem ficar registradas em um manual interno, de modo que todos os colaboradores tenham acesso. Mas há quem prefira apenas repassá-las em reuniões ou treinamentos.
Seja qual for o método escolhido, é crucial transmitir as orientações com clareza e dar abertura para que os profissionais tirem suas dúvidas. Em todo caso, mantenha o RH atualizado e apto a fazer essa conversa, quando necessário.
Com uma boa comunicação, escuta ativa e troca de opiniões sobre o assunto de uniformes, é possível chegar a um resultado que funcione para todos. Esse é o caminho para acertar no dress code feminino e masculino.
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