O mercado têxtil é constantemente marcado por tendências de estilo que afetam a produção de vestimentas. Isso inclui a confecção de uniformes de trabalho, que podem entregar informações de moda de maneira sutil.
Se você gosta dessa possibilidade, fique com a gente porque vamos apresentar algumas formas de aproveitar as tendências na criação de roupas profissionais. Boa leitura!
De tempos em tempos, uma cartela de cores é eleita para inspirar e orientar o desenvolvimento de novos produtos. São empresas especializadas na previsão de tendências que definem as paletas para cada ano.
Em 2026, por exemplo, a Pantone escolheu uma variação de branco para guiar diferentes áreas do mercado. Trata-se do Cloud Dancer, um tom que transmite paz e remete a sensações de foco, clareza e simplicidade.
É claro que há muitas outras tonalidades em alta. O segredo para uma seleção adequada, no caso das empresas que querem renovar o estilo dos seus uniformes, é apostar em cores que estejam alinhadas à identidade visual da marca.
Além de seguir as tendências de estilo, os uniformes profissionais precisam entregar qualidades como conforto e segurança. Afinal, de nada adianta apostar em uma peça visualmente interessante se ela não garantir o bem-estar do usuário.
Para a confecção de novas peças, é crucial pensar nos atributos dos tecidos e adequá-los à realidade dos colaboradores. Uma equipe que, eventualmente, trabalha exposta às intempéries, tende a precisar de vestimentas impermeáveis.
Equipes que exercem a maioria das suas funções em escritórios, por outro lado, podem tirar proveito de peças mais leves e formais. A escolha do material deve ser estratégica porque vai depender do tipo de atividade desenvolvida.
Em 2026, os tecidos sofisticados ganham destaque e podem ser explorados de diversas maneiras, principalmente em espaços corporativos. Peças como blazers, coletes e jaquetas com texturas diferenciadas são excelentes opções.
É possível produzir uniformes com um bom caimento e com corte adequado sem deixar de lado os detalhes criativos. Vale incluir, por exemplo, os bordados nas camisas de botão ou as estampas em camisetas para padronizar o visual das equipes.
Acompanhar o que está em alta traz ideias interessantes para compor uniformes de trabalho. Nesse processo, as empresas devem sempre equilibrar estética e funcionalidade para entregar peças de alto padrão aos colaboradores.
Gostou das dicas para aplicar tendências de estilo às vestimentas profissionais? Se você faz questão de ter os melhores uniformes, entre em contato com a gente!