Apesar de ser rápida e superficial, a primeira impressão importa muito e pode ser difícil mudá-la. No âmbito profissional, é ainda mais importante transmitir algo positivo desde o primeiro segundo, pois isso define se uma venda será feita, se um contrato será fechado, e se um visitante se tornará um cliente.
Um dos aspectos que colaboram para criar uma boa imagem de um negócio é a organização e a maneira como seus funcionários se portam. Portanto, o uniforme empresarial é parte importante disso.
Acompanhe o texto para saber mais sobre a necessidade do uniforme na experiência do cliente! Boa leitura.
Transmite profissionalismo
Todo empreendimento tem intenções e sensações diferentes que deseja transmitir para seus consumidores. Mas, o profissionalismo é uma unanimidade. Ele não define uma empresa engessada ou antiquada, mas sim preparada, focada, e dedicada.
Ao apostar em um uniforme para os colaboradores, a padronização ajuda a passar essa ideia e colabora para a boa experiência do cliente, pois ele sente que está lidando com uma empresa séria e organizada.
Faz parte de um bom atendimento
Um dos motivos que causam uma primeira impressão ruim é quando o consumidor se sente perdido ou “abandonado”, sem saber a quem recorrer para tirar dúvidas ou fazer um pedido. Para isso, é claro que a sua equipe deve estar sempre disposta e atenta, mas, ao utilizar uniformes, o atendimento pode ser ainda mais rápido e simples.
Isso porque, ao localizar pessoas vestindo a marca da empresa, o cliente já sabe logo quem pode ajudá-lo e atendê-lo e entende que são pessoas confiáveis e qualificadas. Também evita que alguém mal intencionado se passe por um funcionário, tornando seu estabelecimento mais seguro.
Passa uma imagem de higiene e cuidado
Especialmente em áreas como a saúde, estética e gastronomia, utilizar o uniforme adequado para sua função mostra que sua empresa se preocupa com a higiene. Afinal, um médico sem jaleco e um chef de cozinha sem dolmã, além de não serem facilmente identificados, podem também passar uma imagem de desleixo e falta de preocupação com protocolos sanitários.
Isso também vale para outras profissões que não têm uma vestimenta específica. Por exemplo, um representante comercial que vai para uma reunião utilizando uma camiseta de time de futebol dificilmente será levado a sério. Mas, se trajar uma camisa social alinhada ou uma camiseta polo de qualidade, comunicará uma imagem de seriedade e qualificação, melhorando a experiência do cliente.
Ajuda no conhecimento de marca
Ao ir atrás de um produto ou serviço, todos nós preferimos fazer negócio com uma empresa que já seja conhecida e renomada. O uso do uniforme ajuda a tornar seu trabalho conhecido, sendo uma verdadeira vitrine da marca. Leia mais sobre isso nesse artigo.
Utilize a vestimenta dos seus funcionários a seu favor!
Para mais informações relacionadas a uniforme empresarial, dicas de como montar o seu, melhores modelos, usos e tecidos, continue navegando pelo blog da Colbeck!