Carregando...
Colbeck Uniformes

Notícia

Psicologia das cores: entenda como elas influenciam nos uniformes

18 | agosto
Psicologia das cores: entenda como elas influenciam nos uniformes

A psicologia das cores é o estudo que revela a maneira com que o cérebro humano identifica e transforma as cores em sentimentos, desejos e sensações.
Levando isso em conta, sabia que a cor escolhida para a camiseta do seu funcionário está representando algo para os clientes? No texto de hoje, vamos falar sobre o tema e explicar quais os significados das cores. Continue lendo!

O que é psicologia das cores?

Basicamente, o estudo da Psicologia das Cores revela o modo como nosso cérebro se comporta diante de informações assimiladas visualmente.
É defendido que a cor é um elemento de suma importância no processo de comunicação, impactando nossas reações de maneira positiva ou negativa.

Vamos exemplificar?

Ao construir a sua marca (logo e identidade visual), certamente foram feitos estudos para identificar as cores ideais para o seu segmento e o que a empresa quer transmitir aos clientes. Essa análise faz parte da psicologia das cores.
Muitas vezes, nem precisamos nos aprofundar. É só perceber como os negócios do seu bairro utilizam as cores nas fachadas dos estabelecimentos, por exemplo. A loja que vende chocolates vai utilizar tons marrons, pois eles nos remetem ao cacau. Já a que vende lingeries vai usar e abusar do vermelho, a famosa “cor da paixão”.

 

E nos uniformes, como as cores influenciam?

Os uniformes corporativos também entram no conceito. Antes de confeccionar as peças, é necessário definir a cor que irá estampar as roupas, de maneira que elas não interfiram negativamente, ou seja, transmitam aquilo que você NÃO quer passar aos clientes.
Para te auxiliar na escolha, selecionamos as principais cores, suas características e quais emoções elas geram às pessoas. Confira a seguir!

- AMARELO – transmite otimismo, calor e clareza. Geralmente é utilizada em funcionários de áreas que demandam estado de alerta. Mas, pode ser utilizada por quem quer criar empatia, provocar sorrisos, etc.

- LARANJA – transmite amizade, jovialidade, conformação e entusiasmo. Ideal para empresas de comunicação ou que demandam interação social, como: restaurantes, agências de marketing, grupos comunitários, marcas de produtos infantis, entre outros.

- VERMELHO – transmite excitação, coragem, paixão e urgência. Citada anteriormente, demonstra sensualidade. Porém, também é utilizada por estabelecimentos alimentícios, por aumentar a sensação de fome; traz o anseio por coisas imediatas (se o amarelo sinaliza, o vermelho exige). Tons mais escuros são usados por empresas que desejam demonstrar confiança no trabalho. As principais marcas do mercado são vermelhas.

- LILÁS/ROXO – transmite criatividade, imaginação, sabedoria e conexão espiritual. Em alguns casos, vende extravagância, luxo e riqueza. Bastante ligada a coisas relacionadas ao futuro, é ótima para artistas, professores, profissionais da saúde ligados à mente, etc.

- AZUL – transmite sabedoria, força e segurança. Suas representações envolvem confiança, serenidade, calma, trazendo sensações de paz e tranquilidade. Muito utilizada no marketing, tem sido usada por empresas de redes sociais e de tecnologia. Ótima para informática, clínicas de saúde, produtos aquáticos, empresas de limpeza, instituições financeiras, etc.


- VERDE – transmite paciência, saúde, vitalidade e equilíbrio. Quem trabalha com natureza e tudo que a envolve sempre irá utilizar essa cor. Tal qual o sinal verde do semáforo, que sinaliza aprovação. Muito utilizada em jardinagem, assistência social, caridade, negócios ecológicos e sustentáveis, psicologia, etc.

- BRANCO – transmite leveza, simplicidade, pureza e honestidade. Ideal para não chamar muita atenção, é a cor básica que tem o intuito de dar toda atenção ao serviço/produto em si.

- PRETO – transmite poder, mistério, sofisticação e autoridade. Perfeita para combinação de outras cores fortes, como vermelho e roxo, representa elegância e intimidação. Muito usado por salões de cabeleireiro, barbearias, profissionais de restaurantes (recepcionista, garçons, auxiliares de cozinha), serviços de segurança, etc.


É isso mesmo que está passando pela sua cabeça agora: as cores podem alterar a nossa percepção de tudo e essa influência reflete, também, nos uniformes empresariais.

 



Vai escolher a cor do uniforme? A Colbeck te ajuda!

Nossos profissionais especializados estão prontos para te ajudar a escolher as cores mais adequadas ao seu uniforme.

FAÇA UM ORÇAMENTO

Compartilhe também: