Carregando...
Colbeck Uniformes

Notícia

Você sabe como surgiu o colete?

15 | julho
Você sabe como surgiu o colete?

De alfaiataria ou de nylon; de crochê ou de moletom; casual ou empresarial, o colete é utilizado nas mais diversas formas e jeitos por homens e mulheres em todo o globo.

Certamente você já viu uma pessoa usando colete. Talvez em um casamento ou até mesmo em um desfile de moda. Fato é que esta peça está há muito tempo “desfilando” por aí.

Sua utilidade varia, pois pode ser usado apenas como um complemento ou para esquentar nos dias mais frios.  Isso, é claro, nos dias atuais. Mas vamos voltar um pouco no tempo e entender sobre a sua história.

Na terra da Rainha

O colete é fruto de um combate entre França e Inglaterra, lá no século XVII. Isso porque Charles II, o Rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda na época, decidiu pôr um ponto final na possível extravagância na maneira de se vestir trazida pelos franceses aos nobres da corte inglesa.

O que nem todos conhecem da história do colete é o fato de ele ter sido desenvolvido com este propósito e, também, ser a única peça de roupa com data de criação oficial. Mais precisamente, no dia 7 de outubro de 1666.

Nesta data, Rei Charles II decretou como lei o uso obrigatório do colete na indumentária real. Na época, ainda eram confeccionados em tecidos brilhantes com bordados.

Seguiu na história

Com o passar do tempo, a estética do colete foi mudando, ficando mais sóbria e discreta. Nos séculos 18 e 19, a roupa era considerada apenas masculina. Utilizada, principalmente, para destacar os músculos dos homens, com ajuste nas costas para dar volume aos braços e ombros.

Com idas e vindas na moda, o colete foi e voltou dos guarda-roupas. Deixou de ser usado nos anos 40, sendo substituído por jaquetas, mas voltou e tornou-se peça indispensável pelos hippies nos anos 70.

Hoje em dia

Muitas pessoas não são tão ligadas à moda e suas tendências. Usam o que gostam e isso basta. O colete, nosso tema de hoje, ainda está presente na vida de muitos. Principalmente em empresas que utilizam a peça como uniforme.

Além de confortável, a roupa padroniza as equipes e permite que os funcionários se mantenham aquecidos durante as suas tarefas do dia.

Se você pensa em incrementar o uniforme da sua empresa com coletes, a Colbeck está disposta a te auxiliar no que for preciso. Personalizamos com a sua marca e entregamos peças da mais alta qualidade. Entre em contato para mais informações!

Leia mais posts no blog.

Compartilhe também: