Carregando...
Colbeck Uniformes

Notícia

Cuidados indispensáveis para a durabilidade do seu uniforme profissional

14 | abril
Cuidados indispensáveis para a durabilidade do seu uniforme profissional

Uniformes profissionais são peças de uso diário que são expostas ao suor, a diferentes condições climáticas e até a produtos químicos e sujeira, dependendo da atividade exercida. Por isso, ter atenção redobrada ao armazenamento e à higienização garantem a durabilidade e a boa apresentação das peças. 

Esse tipo de vestimenta também é considerado um cartão de visita profissional, pois acompanha o funcionário por onde ele for, fora ou dentro da empresa. Nada pior do que, então, se apresentar a clientes e parceiros com peças manchadas, desgastadas ou com marca de uso, certo?

Seguindo recomendações simples (que muitas vezes vêm na própria peça), é possível ter uniformes bem alinhados, sem manchas e coerentes com a imagem que se deseja passar. Veja as dicas que separamos para você e cuide melhor do seu uniforme profissional a partir de hoje. 

Dê olho nos bolsos: antes de iniciar a lavagem, verifique bolso por bolso. Muitas pessoas costumam deixar papel com anotações, dinheiro e até objetos armazenados ali. 

Separe as peças: na hora de lavar, separe as peças coloridas das peças brancas. Isso evitará que alguma delas solte a cor e acabe manchando as outras. 

Desdobre punhos e golas: para fazer a higienização adequada destas partes. 

Observe as etiquetas: elas trazem instruções importantes sobre a lavagem e como passar a peça. Se ficar em dúvida, busque o significado dos símbolos na internet. 

Dê preferência ao sabão neutro: pois ele danifica menos os tecidos, ainda mais de peças mais frágeis como camisas sociais, por exemplo. 

Seque na sombra: o sol pode danificar a estrutura do tecido com o passar do tempo. Portanto, prefira secar à sombra. Se for utilizar a secadora, não deixe a temperatura ultrapassar 40°C. 

Cuidados quanto ao armazenamento do uniforme

Algumas peças só são usadas em determinadas estações, como é o caso de blusas de lã e jaquetas grossas. O armazenamento incorreto destas vestimentas pode favorecer o mofo e até manchas. Acompanhe as orientações:

Evite usar saco plástico: o armazenamento neste tipo de material favorece a retenção de umidade, provocando o aparecimento de manchas amarelas. Opte por sacos de TNT. 

Escolha um local arejado: principalmente, para as peças de algodão e flanela. Coloque-as em cabides. 

Peças pesadas não devem ser colocadas em cabides: casacos ou blusas de lã correm o risco de ficarem deformadas, caso sejam penduradas em cabides por um longo período. 

Dicas para remover manchas de gordura 

Por desatenção no horário de intervalo ou pela própria atividade exercida, seu uniforme pode sofrer com manchas de gordura. Mas é possível se livrar delas ou mesmo melhorar o aspecto da mancha com dicas caseiras já trazidas aqui no blog. Anote e salve para quando precisar:

- Se você lavar o tecido na hora, utilize água quente e detergente;

Passe uma escova de roupa na mistura de água e amoníaco e passe sobre a mancha. Em seguida, repita a operação – desta vez, embebendo a escova na solução de água e vinagre;

- Se não for possível limpar na hora, quando for fazer a limpeza, passe bastante talco sobre a mancha, deixando por muitas horas. Após, escove e esfregue com um pano limpo embebido em água quente;

Se o tecido manchado de gordura for muito delicado, aplique uma pasta feita de magnésia e benzina na mancha, deixando ficar por muitas horas ou até que a pasta esteja seca. Depois, escove.

Dica bônus

Para ter uniformes profissionais de qualidade, conte com uma empresa de credibilidade e tradição como a Colbeck Uniformes Profissionais. Entre em contato e conheça nosso catálogo. 

Compartilhe também: