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Como evitar que os funcionários usem roupas inadequadas

09 | setembro
Como evitar que os funcionários usem roupas inadequadas

A roupa usada para ir ao parque praticar um esporte é diferente daquela escolhida para uma reunião com a equipe da empresa. A constatação pode ser óbvia para a maioria. Mas para muitas pessoas a diferenciação entre as roupas de lazer e de trabalho pode não ser tão clara assim. Para evitar situações desconfortáveis e até constrangedoras com roupas inadequadas, as empresas devem adotar orientações de vestimenta para os seus funcionários.

Ofereça um dress code por escrito

Como já abordamos no blog, o dress code é um conjunto de regras relacionado às roupas usadas no ambiente laboral. Já imaginou o seu funcionário chegar em uma reunião com clientes ou parceiros vestindo um short de corrida? Nada contra a peça, mas ela não cabe em um ambiente corporativo. A mesma observação vale para peças curtas, decotadas ou transparentes demais. São roupas inadequadas e que não condizem com a imagem que qualquer empresa deseja passar.

Uma boa orientação para evitar problemas é oferecer um pequeno manual com a política da empresa no que se refere às vestimentas. O guia pode ser entregue ao funcionário no momento da admissão ou quando a organização achar mais conveniente.

Cabe sinalizar que o dress code varia conforme o ramo de atuação da empresa. Especialistas explicam que, por exemplo, no mercado financeiro ou em multinacionais, a formalidade é uma regra. Já as profissões que lidam com a criatividade costumam ter mais liberdade.

Determine o uso de uniformes profissionais

Se o dress code não funcionar, o ideal é optar pelo uso de uniformes profissionais, que garantem a padronização dos setores e refletem uma imagem profissional perante ao público externo. O uniforme evitará aquele festival de cores e tecidos entre os funcionários da sua empresa.

Aliás, como também já mencionamos, o uso de uniformes pode ser exigido pelo empregador, segundo as leis trabalhistas. Nesse caso, cabe à empresa fornecer as peças, e ao funcionário cuidar da higienização das mesmas.

Agora, se o funcionário continuar se vestindo inadequadamente mesmo com dress code e com a determinação de uso de uniformes profissionais, é hora de chamá-lo para uma conversa. Procure um local reservado e não o repreenda na frente dos colegas. Aposte em um diálogo saudável e explicativo sobre as normas e a imagem que a empresa deseja transmitir.

Incentive a criatividade

A utilização de uniformes profissionais e o dress code não devem representar “sofrimento” para os seus funcionários. A intenção é mostrar os benefícios de seguir as regras da empresa, como a economia das próprias roupas e a otimização do tempo na hora de escolher as peças.

A empresa pode incentivar os funcionários a investir em acessórios que transmitam a personalidade do colaborador. Claro, que tais acessórios não devem prejudicar ou trazer riscos à atividade exercida. As mulheres podem investir em detalhes como brincos ou colares. Enquanto os homens podem se diferenciar no uso de sapatos ou relógios, por exemplo. Os acessórios também devem estar de acordo com o dress code da organização, sem exageros.

Então, anotou as dicas de como evitar que os seus funcionários usem roupas inadequadas? Se a sua empresa escolher pela utilização de uniformes profissionais, saiba que a Colbeck é autoridade no assunto e está disponível para ajudar a escolher as melhores peças para cada setor.

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