O nome é estranho, mas a ideia por trás da teoria vai fazer você pensar muito bem antes de comprar qualquer peça de roupa. Entenda o que é a teoria Kibbe e o que ela tem haver com identidade corporal, caimento e imagem feminina.
Neste conteúdo falaremos brevemente sobre 13 tipos de corpos que foram identificados por David Kibbe, um stylist especializado em imagem e identidade, considerando 5 grandes categorias e duas vertentes que foram desenvolvidas para valorizar as linhas e formas de cada mulher.
Aqui, um adendo: A teoria foi criada para identificar corpos femininos, mas há também a perspectiva masculina. Falaremos hoje sobre o primeiro caso. Se você quiser que a gente traga a teoria na visada masculina, nos deixe saber nos comentários, ok?
Tudo isso parece complicado? Vem que a Colbeck descomplica para você!
O que é a teoria Kibbe?
A teoria Kibbe ganhou o mundo com a publicação do livro Metamorphosis, de David Kibbe, em 1980. De forma resumida, o conceito se refere a um método de consultoria de imagem que identifica diferentes características corporais, a partir de traços e formas estruturais, como composição dos membros e linhas do rosto, para enquadrá-las em 13 tipos de percepções de corpos.
A teoria vai além do modelo tradicional de medição, que avalia somente busto, cintura e quadril. O ponto aqui é entender, de forma holística, o físico de cada pessoa, para melhorar a forma como ela se apresenta ao mundo. Com a ajuda da teoria, a pessoa é capaz de se vestir de forma muito mais harmoniosa.
Ela é baseada no conceito de Yin e Yang, da filosofia chinesa. Essas duas grandes vertentes são a base para o método Kibbe, que também é dividido em cinco categorias. Entenda melhor:
Passo a passo do método Kibbe:
O primeiro entendimento é sobre a energia Yin ou Yang. A energia yin é a feminina e a yang, a masculina. A teoria se baseia na ideia de que qualquer parte do corpo humano pode ser avaliada a partir dessa percepção.
O que isso significa? Que Yin e Yang não estão relacionados com a questão de gênero, pois uma mulher pode carregar mais energia masculina, sendo considerada do tipo Yang. Essa primeira definição ajuda a entender melhor as 5 grandes categorias de estruturas corporais. Veja:
Atenção: Essas cinco definições são apenas o começo e se referem a mulheres do "tipo puro". Mas dentro de cada uma das nomenclaturas há subdivisões, como:
Muitas classificações, não é mesmo?
Por isso, vamos deixar um aqui a referência de um canal do Youtube bem bacana para você se aprofundar no assunto, caso tenha interesse em saber mais sobre essa teoria. É só clicar no link!
Quais peças de roupa profissional investir para o meu Kibbe?
De forma simplificada, vamos indicar aqui quais peças a gente recomenda para cada tipo de estrutura corporal (lembrando que é possível harmonizar seu Kibbe com acessórios, seja qualquer for a peça escolhida):
Eu preciso identificar o meu Kibbe?
O mais importante é saber que a diversidade de corpos é o que faz cada pessoa única e que a vestimenta mais adequada é você se sentir bem e confortável!
O método Kibbe nos mostra que tudo é uma questão de harmonia e essência. Acessórios (bolsas, sapatos, brincos, pulseiras, colares) também ajudam nessa tarefa de deixar o look mais adequado ao seu biótipo.
Cada combinação é bela por natureza! Não existe certo ou errado, ok?
E apesar das diferentes formas corporais, uma coisa nunca muda: a busca por qualidade no vestuário.
Estar confortável em uma peça de roupa é o primeiro passo para se sentir bem e, isso, é essencial na hora de mostrar a sua melhor versão ao mundo! É exatamente esse pensamento que procuramos trabalhar por aqui, a cada nova peça de vestuário que lançamos: qualidade, acabamento e conforto para você se sentir linda, todos os dias!
—---
Entendeu o que é a teoria Kibbe? O que você pensa a respeito disso?
Nos deixe saber nos comentários!
Até a próxima!