Carregando...
Colbeck Uniformes

Notícia

Dia da Indústria: descubra a importância do uniforme para o segmento

25 | maio
Dia da Indústria: descubra a importância do uniforme para o segmento

Uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico do país, a indústria emprega milhões de brasileiros em todo o nosso território. Mas, para que os trabalhadores cumpram as suas missões no dia a dia, é fundamental que as empresas reconheçam a importância do uniforme como um agente de segurança no trabalho.

Neste artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre a regulamentação da peça e por que ela é tão importante no dia a dia. Boa leitura! 

Indústria, uma locomotiva econômica

Você sabia que o Dia da Indústria é celebrado nesta quarta-feira (25/05)? É isso mesmo! A data foi criada com o propósito de homenagear o administrador, engenheiro, escritor e político Roberto Simonsen, que faleceu nessa mesma data, em 1948.

O profissional foi um dos principais expoentes do segmento no Brasil. Ele esteve à frente de entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Além disso, foi membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Simonsen partiu em uma época marcada por fortes investimentos na área industrial. Desde lá, passaram-se mais de 70 anos e o segmento sempre se mostrou resistente, mesmo em meio a cenários desfavoráveis. Quando olhamos para alguns números recentes, o seu papel de destaque fica ainda mais claro.

Em 2021, dos 2,7 milhões de empregos gerados no Brasil, 475,1 mil foram criados pela indústria. E o faturamento também aumentou! Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, a alta foi de 6,6%, segundo a CNI. 

Segurança no trabalho é imprescindível

Diante do protagonismo da indústria, é muito importante que as organizações atuem em prol do bem-estar, conforto e segurança dos seus funcionários. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais para garantir tudo isso. 

Segundo a norma regulamentadora (NR) 24, é responsabilidade das empresas:

- Fornecer o uniforme confeccionado com material e em tamanho adequados, visando o conforto e a segurança necessária à atividade desenvolvida pelo trabalhador;

- Substituir as peças conforme a vida útil ou sempre que estiverem danificadas;

- Fornecer equipamentos em quantidade adequada ao uso, levando em consideração a necessidade de troca das vestimentas.

Uniforme vai além da padronização

Mais do que unificar a identidade da sua equipe, as peças do uniforme garantem, como já mencionamos, conforto e segurança. Afinal, os trabalhadores que atuam nas indústrias estão expostos a diversos fatores biológicos, físicos e químicos. 

Temperaturas muito frias ou quentes, exposição a substâncias abrasivas, agentes químicos, minerais e outros produtos podem ser nocivos à pele. Por isso, peças confeccionadas com matérias-primas de qualidade fazem toda a diferença para proteger quem está do lado, sem comprometer a agilidade e a mobilidade necessárias para o dia a dia.

Somos referência quando o assunto é uniforme

Agora que você já sabe a importância das peças, que tal acessar o site e conhecer os nossos produtos?

Nós, da Colbeck, temos o que você precisa para garantir o conforto do seu time: aventais, coletes, macacões e muito mais!

 

Compartilhe também: